A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 10 de outubro de 2015

Semana Mundial do Espaço na Adolfo Portela



A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço. O  dia 6 de outubro, o Investigador Carlos Martins do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), que levou a cabo as palestras “A Física das Estrelas” e “A Física da Gravidade e dos Satélites” orientada para alunos do ensino secundário que assim ficaram com uma visão sobre a dinâmica do Universo do infinitamente grande ao infinitamente pequeno.
Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela, à imagem de anos anteriores, aderiu à iniciativa e inscreveu um conjunto de atividades na lista mundial de eventos da efeméride. Assim, neste contexto, por intermédio da ESERO-Portugal, levou à escola na terça feira,
No seguimento das atividades em agenda para esta semana, e aproveitando a presença do sol aberto que se fazia sentir na quinta feira, dia 8, o professor Álvaro Folhas, coordenador do Clube de Astronomia, dinamizou uma observação solar recorrendo a telescópios com filtros solares, e explicando algumas particularidades do comportamento e caraterísticas do astro-rei.
Para fechar a semana e encerrar estas comemorações, foi feita a apresentação do Clube de Astronomia aos novos alunos que a ele aderiram, mostrando os projetos científicos e atividades que se irão desenvolver ao longo do ano, encerrado com chave de ouro com a entrega das Menções Honrosas (e t-shirts) enviadas pelo CERN em reconhecimento da elevada relevância científica do projeto da equipa Flash Team, que inscreveu pela primeira vez o nome de Portugal na fase final da competição mundial Beamline for Schools.

Experiência de Eratóstenes na Adolfo Portela

No dia 23 de setembro, dia do equinócio, o Clube de Astronomia aderiu à Experiência de Eratóstenes, uma iniciativa realizada à escala global e promovida pelo NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia.
Demos assim inicio ao ano letivo envolvendo os alunos numa experiência à escala global, em que se pretende determinar o raio da Terra.

Depois teremos de realizar a experiência, efetuando várias medições da sombra de uma estaca de 1 m de comprimento, ao meio dia solar do local onde estamos.
No final vamos descobrir escolas noutras localizações geográficas e comparar com elas os valores das respetivas sombras. Assim iremos em breve apresentar os resultados.

Final das atividades do Clube de astronomia no ano 2015

Chegou ao fim mais um ano pleno de atividades, algumas que mereceram destaque nos jornais locais, outras menções honrosas, mas principalmente, um ano em que se reforçaram laços e se aprendeu a fazer Ciência, fosse na Física de Partículas com visitas virtuais ao CERN, Masterclasses e Projetos como o BeamLine for Schools, fosse na pesquisa de Asteróides, fosse no ChemRus, entre tantas outras.
Assim, nada melhor do que fazermos um pequeno jantar convívio no qual rimos, recordamos, partilhámos e sentimos que tem valido a pena este investimento no Clube e nas suas atividades. Depois, como não poderia deixar de ser, fomos montar os telescópios e espreitar planetas, galáxias e tudo o mais que o céu nos quis mostrar. Deu até para fotografar Saturno com o telemóvel.

Foi um privilégio ter a vossa companhia e entusiasmo ao longo de todo o ano. Os prémios e reconhecimento público são apenas o corolário de que vocês podem ser melhores entre os melhores.
Parabéns, vocês são fantásticos.

Projeto do Clube de Astronomia entre os melhores do mundo

Uma equipa de alunos da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, conseguiu chegar à fase final da competição mundial “BeamLine for Schools” promovida pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como o maior laboratório de física de partículas do mundo).
A equipa “Flash Team” do Clube de Astronomia da Adolfo Portela, de Águeda, viu o seu projeto selecionados para a final, conjuntamente com mais 12 equipas entre 119 projetos candidatos aprovados de várias dezenas de países do mundo inteiro, e sido agraciada com uma menção honrosa por aquela organização.
Esta competição destinava-se a alunos do ensino secundário de todo o mundo, os quais tinham que apresentar um projeto de experiência a ser realizada usando um feixe de protões e aceleradores do CERN. A proposta intitulada “A peak in the water” da equipa “Flash Team” consistia no estudo da localização do Pico de Bragg, por irradiação de feixes de protões de diferentes intensidades, em soluções salinas (de salinidade semelhante à da matriz das células humanas) com vista à sua utilização no tratamento do cancro. Esta equipa de Águeda, constituída pelos alunos Ana Almeida, Cláudio Machado, Eduardo Fernandes, Juliana Reis e Vasco Silva e orientados por Álvaro Folhas, professor de Física e Química, desenvolveu este projeto no Clube de Astronomia da escola, espaço dinamizado pelo referido docente, onde se pretende que os alunos reforcem as suas aprendizagens através da realização de projetos científicos.

ChemRus 2015: Menção Honrosa "Eletricidade portátil"

O trabalho "Eletricidade Portátil" realizado pelos alunos Filipe Almeida, Vasco Silva, Beatriz Gomes e Helena Isabel, sob orientação dos Professores Álvaro Folhas e Maria Daniel Geraldo, foram seleccionados com uma Menção Honrosa no Concurso ChemRus 2015, organizado pela Sociedade Portuguesa de Química. 
A experiência consistiu na construção de uma pilha caseira, através de dois métodos diferentes. Os materiais utilizados e a facilidade dos procedimentos, possibilitam a execução desta atividade em qualquer casa ou laboratório. Veremos como com simples batatas ou água e sal e alguns metais em materiais de uso corrente é possível construir uma pilha eficaz. 

Icarus com Menção Honrosa na Prova CanSat

A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi distinguida com uma menção honrosa na final nacional do concurso CanSat Portugal, que decorreu entre 1 e 3 de maio no Aeródromo da Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)

O CanSat Portugal é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA), com o objetivo de proporcionar aos estudantes a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial.
A equipa Icarus da ESAP, constituída pelos alunos André Marques, André Breda, Filipe Almeida, João Marques e Luís Rodrigues e pelos docentes Álvaro Folhas e João Cera, produziu um satélite em forma de lata. Trata-se de um modelo funcional de um micro satélite, em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante, lançado posteriormente de um foguetão até uma altitude previamente definida (a rondar os mil metros). Foi possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos e garantir uma aterragem segura.
Os alunos André Breda e Filipe Almeida, representaram superiormente os alunos da equipa na prova nacional, que se desenrolou a 1 de maio no Aeródromo de Santa Cruz em Torres Vedras.


Foto em cima: André Breda e Filipe Almeida em Torres Vedras

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Escola Secundária Adolfo Portela no Simpósio Mundial de Geociências (Viena)




A Escola Secundária Adolfo Portela participou no Simpósio Mundial de Geociências - EGU2015: European Geosciences Union, General Assembly 2015, que se realizou entre 12 e 17 de abril em Viena (Áustria), com a apresentação do poster  “Simulators, Virtual Labs and Robotic Telescopes”, o qual mereceu a atenção de vários cientistas e educadores de várias partes do mundo, designadamente Estados Unidos e Finlândia, conhecidos pelo pioneirismo na área da Educação.
Álvaro Folhas, professor desta escola e autor do trabalho, procurou nele vincar que, tendo mudado o mundo, a sociedade e os meios de comunicação, importa mudar também a Escola, de modo a poder reacender o brilho nos olhos desta nova geração tecnófila. Neste trabalho mostrou alguns trabalhos realizados por alunos da ESAP, no âmbito das atividades a seu cargo, que envolvem investigação em Ciência, recorrendo a dados reais e/ou equipamentos de grandes Centros de Pesquisa  e Universidades/Institutos Universitários.

Este Simpósio reuniu cerca de 12 milhares de geocientistas e educadores de todo o mundo, que apresentaram trabalhos científicos sobre todas as disciplinas relativas a geologia da Terra e ciências espaciais e planetárias, num mega evento plantado no Austria Center Vienna, junto às margens do Danúbio.

sábado, 4 de abril de 2015

Pesquisa de Asteróides e Planetas menores na Adolfo Portela


Terminou uma Campanha de Pesquisa de Asteróides  e a equipa do Clube de Astronomia da ESAP está de parabéns. A equipa constituída pelos alunos Maria Ferreira, Beatriz Gomes, Beatriz Martins, Inês Farias, Cláudio Machado, Katia Amaral e Juliana Reis, apesar de não terem descoberto nenhum novo objeto, registaram os asteroides 2015BQ4  e  2014UV33, já identificados antes, tendo assim melhorado o conhecimento científico sobre a trajetória destes dois objetos.
O projeto de procura de asteroides, International Astronomical Search Collaboration (IASC, lê-se “Isaac”) é coordenado pelo Professor Patrick Miller da Hardin-Simmons University no Texas, e conta com a participação de escolas de cerca de 40 países, sendo coordenado em Portugal pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia.
A tarefa dos alunos consiste em receber periodicamente conjuntos de imagens da mesma região do espaço, obtidas por telescópios  e disponibilizadas exclusivamente para eles, as quais avaliavam por Astrometria (recorrendo ao software Astrometrica) e aos conhecimentos que têm sobre a trajetória dos asteroides, e decidiam quais eram os potenciais NEO (Near Earth Objects).

Álvaro Folhas, coordenador deste trabalho na Adolfo Portela, refere a importância didática deste tipo de experiência científica para a formação dos alunos. “Estas experiências são multidisciplinares, nas quais, para além dos conhecimentos que carregam, criam espaço à construção de competências várias, nomeadamente a nível de decisão, uma vez que são os alunos quem decide se uma dada curva de luz relativa a um sinal é um asteroide ou simplesmente ruído eletrónico” refere. Cada set de imagens disponibilizado obrigava à elaboração de um relatório científico, rigoroso no formato, para análise computacional. E assim se faz Ciência na Escola.

terça-feira, 31 de março de 2015

A ESAP nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronaútica




A Escola Secundária Adolfo Portela participou na 17ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronaútica (OBA) com a participação voluntária de 33 alunos do Ensino Básico. Pela primeira vez uma escola europeia participou neste evento, que contou com 772.257 estudantes quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros. A Olimpíada contou também com o auxílio de mais de 62 mil professores na realização das provas nas escolas tendo na Adolfo Portela, contado com a participação dos professores Álvaro Folhas (coordenador), Maria Daniel Geraldo e Paulo Alves. Esta iniciativa promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, resulta da colaboração entre os docentes Álvaro Folhas (Portugal) e Roberto Oliveira (Petrolândia, Brasil) que já tem tido outras iniciativas conjuntas, nomeadamente a comunicação “Análise Digital de Vídeo: Do fenómeno à sua representação”, apresentada no XII Congresso Internacional de Educação que se realizou no Centro de Convenções, Pernambuco, em 2014.