A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

terça-feira, 31 de março de 2015

A ESAP nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronaútica




A Escola Secundária Adolfo Portela participou na 17ª edição das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronaútica (OBA) com a participação voluntária de 33 alunos do Ensino Básico. Pela primeira vez uma escola europeia participou neste evento, que contou com 772.257 estudantes quase 9 mil escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros. A Olimpíada contou também com o auxílio de mais de 62 mil professores na realização das provas nas escolas tendo na Adolfo Portela, contado com a participação dos professores Álvaro Folhas (coordenador), Maria Daniel Geraldo e Paulo Alves. Esta iniciativa promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira, resulta da colaboração entre os docentes Álvaro Folhas (Portugal) e Roberto Oliveira (Petrolândia, Brasil) que já tem tido outras iniciativas conjuntas, nomeadamente a comunicação “Análise Digital de Vídeo: Do fenómeno à sua representação”, apresentada no XII Congresso Internacional de Educação que se realizou no Centro de Convenções, Pernambuco, em 2014.

1 comentário: