A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 28 de março de 2015

Alunos da Adolfo Portela estudam Física de Partículas





A Escola Secundária Adolfo Portela participou pela primeira vez nas Masterclasses em Física de Partículas, que, na nossa região, se realizou no Departamento de Física da Universidade de Aveiro (UA) no passado dia 21 de Março, coordenado pelo Prof. João Veloso. Esta é uma iniciativa realizada a nível internacional, que pretende levar jovens do ensino secundário às Faculdades ou Institutos onde trabalham grupos de Físicos em  Física de Partículas Elementares e áreas associadas, com o objetivo de levantar o véu sobre esta fascinante área da Física Moderna.
Sob o lema “Ser Cientista por um dia… Com as mãos nas partículas”, este evento dividiu-se e duas partes. Durante a manhã foram apresentadas palestras pelos Professores Dra. Florinda Costa, e Dr. João Veloso do Departamento de Física da UA, e pelo Prof. Filipe Veloso do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)/ Universidade de Coimbra, que também orientou um "curso de treino" onde foram ensinados  os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Após o almoço foram fornecidos aos jovens um conjunto de dados de acontecimentos reais, adquiridos na experiência ATLAS do LHC (CERN) e, com o auxílio de software específico para o efeito, os alunos avaliavam as suas caraterísticas e estabeleciam a classificação das partículas envolvidas por categorias (decaimentos hadrónicos, neutrinos, positrões, eletrões, muões+ e muões -, etc), obtendo-se no final após as devidas correções uma estimativa das frações correspondentes a cada tipo de decaimento.
Os resultados foram depois associados aos dos vários grupos e discutidos em vídeo conferência com os outros grupos de visita às restantes Universidades portuguesas e estrangeiras aderentes ao evento nesse dia.
Esta iniciativa de participação na E.S. Adolfo Portela inscreveu-se nas atividades do Clube de Astronomia, sendo que os alunos participantes que integram este clube, estão envolvidos na elaboração de um projeto para submeterem ao CERN no contexto da competição Internacional “Beam Line for Schools”.  Álvaro Folhas, coordenador do Projeto, salienta a forte motivação dos alunos envolvidos que tem abdicado da pausa da Páscoa em favor do cumprimento deste projeto que pretendem ver implementado no Acelerador Protão Sincrotrão (PS) do CERN, com vista ao estudo da energia dos feixes hadrónicos no tratamento de cancros através da medição do Pico de Bragg. Na opinião deste docente, estes projetos são alavancas para a aquisição de competências que acompanharão os alunos ao longo da sua vida, e devem ser tidos hoje com novos paradigmas para a Escola Contemporânea.

Sem comentários:

Enviar um comentário