A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

Links e software



Algum software gratuito muito útil:


Mapas dos Céus

  • Imprima o Mapa do Hemisfério Norte e veja quais os objectos que pode observar em cada mês no Skymaps.com.


Captura de imagem em AVI
  • wxAstroCapture - Software de captura para SPC900 e outras câmaras CCD para obter filme de planetas/sol de modo a posterior empilhamento.
Processamento
·         Autostakkert - Para empilhamento de fotografia solar e planetária. Só funciona em Mono (P/B) (codec Y800 e DIB).
·         Time-Lapse - Software desenvolvido pelo meu amigo e Astrónomo Rui Branco.
·         Time Laps'ing - modo simples, eficaz e aberto para fazer animações temporais.
·         AVIStack- Processamento de imagem a partir de AVI.
·         Registax - Para empilhamento de fotografia solar e planetária.
·         Guia Registax- Para aprender a fazer processamento de imagem planetária com Registax.
·         Deep Sky Stacker - Mais um empilhador.
·         ICE-processamento de mosaico.
·         Paint.net - Software gratuito de edição de imagem.
·         GIMP - Porque o Photoshop não está ao alcance de todos...
·         Startrail
Conhecer o Céu
·         HRAstro - Uma ferramenta para obter uma lista dos objectos acessíveis numa determinada localização, numa determinada data e hora.
·         Tonight SKY V1.1.4- diz-nos de uma maneira rápida e simples que objectos temos no céu em tempo real.
·         google skymap - Aplicação para telemóveis com sistema android e GPS (descarregar com o dito telemóvel). Recomendo vivamente.
·         Heavens Above - Excelente local de referência. Aqui pode configurar as coordenadas de sua casa e traçar o mapa da abóbada celeste no dia e hora pretendida. Pode também conhecer o trajecto e posição dos satélites, acompanhar cometas, e recolher uma variedade enorme de informação técnica de elevado interesse na Astronomia.
·         Photopic Sky Survey - Observe a nossa galáxia como nunca a viu antes. É um site interactivo que nos permite uma visão de 360º pelo céu, ficando a saber em concreto qual perspectiva da galáxia que estamos a ver. Simplesmente fantástico. Obrigatório.
Espectroscopia
Outros
    • World Wide Telescope Mars - passeio em alta resolução e 3D sobre a superfície de Marte, mais de 13.000 painéis vindos de várias naves que cartografaram o Planeta.
    • CamStudio - Para criar video tutoriais.
    • Stellarium - Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele o utilizador pode observar estrelas, constelações, planetas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu. A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes , o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.  
    • Stellarium Portable é a versão portátil criada pela equipe do Rare Ideas. É uma versão que se instala directamente na pen, e deste modo, pode ser executada em qualquer computador sem necessidade de nele ser instalada.
    •  Celestia - A aplicação livre Celestia, ao contrário da maior parte do software de planetários, não o confina à superfície da Terra. Poderá viajar através do sistema solar, para mais de 100 000 estrelas, ou até além da galáxia. O Celestia vem com um catálogo muito grande de estrelas, galáxias, planetas, luas, asteróides, cometas e satélites espaciais. Se isso não chegar, poderá descarregar e instalar vários extras com mais objectos.  
    • VirGo- O VirGO é a próxima geração de um visualizador de dados astronómicos, neste caso, dos dados presentes no arquivo científico do Observatório Europeu do Sul, que detém alguns dos maiores telescópios do mundo como é o caso do Very Large Telescope (VLT). O VirGO é uma extensão para o popular programa livre Stellarium, com capacidades adicionais para pesquisar dados astronómicos obtidos por profissionais. O VirGO dá a possibilidade de descobrir e seleccionar facilmente dados de milhões de observações de uma forma visualmente intuitiva.  
    • Gerador de Máscara de Bathinov  
    • Simulador de Telescópio.   Simulador de Telescópio Ficheiro    
    • WikiSky Ficheiro "O Universo" é uma Sebenta de Astronomia do Professor Pedro Augusto da Universidade da Madeira, e pede ser descarregada em http://www.cee.uma.pt/people/faculty/pedro.augusto/sebenta_OUniv.pdf 

Sem comentários:

Enviar um comentário