A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

MEDEA

Opiniões


 Na revista Visão pode ler-se...

 ​"Ondas à distância

 

  • Em casa, instalar os aparelhos eletrónicos (o router da internet, por exemplo) fora das zonas de descanso. Quanto mais longe dos quartos, melhor
  • Manter os equipamentos eletrónicos (como o telemóvel) afastados de locais próximos da cabeça. Debaixo da almofada não deve ser uma opção
  • Evitar colocar os dispositivos com internet sem fios (caso dos portáteis) diretamente em cima do abdómen ou perto da zona genital. Optar polo colocá-los em cima da mesa ou de um suporte
  • Não cobrir o telemóvel com a mão durante as chamadas para facilitar a captação de rede e optar por capas de proteção menos espessas, para não o obrigar a aumentar a potência
  • Privilegiar o uso de auricular (com fios) e do sistema de alta voz dos telemóveis para distanciar a antena da cabeça
  • Tentar não usar o telemóvel quando há pouca cobertura de rede (situação em que é forçado a aumentar a potência)
  • Evitar estar perto do router de internet e desligá-lo se não for necessário durante um longo período (durante a noite, por exemplo)
  • Optar por transportar o telemóvel em bolsas ou malas, em vez de o ter sistematicamente junto ao corpo (nos bolsos das camisas ou das calças)
  • Programar os telefones sem fios domésticos no modo “eco”, que diminui a potência utilizada
  • Limitar o uso de equipamentos eletrónicos (como os telemóveis) por parte das crianças."
in http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-05-05-As-radiacoes-que-nos-rodeiam-e-como-mante-las-a-distancia  

Contudo, relativamente a este artigo, em carta aberta enviada pela Comunidade Céptica Portuguesa sobre os efeitos das ondas eletromagnética:

"Qualquer leitor que se depare com esta capa vai reter que a tecnologia Wi-Fi é perigosa para a saúde e que tal é um facto que reúne o consenso científico. Ora, tais afirmações taxativas não poderiam estar mais longe dos factos científicos que conhecemos: não está demonstrado que as radiações electromagnéticas usadas, quer na tecnologia wi-fi quer nos telemóveis, sejam perigosas para a saúde humana; o consenso científico aponta precisamente na direcção oposta à que é dada a entender na capa.
Sobre o facto de o Wi-Fi ter sido proibido nas creches em França, deveria ter ficado explícito que essa foi uma decisão política e que não foi baseada em evidências científicas (como acontece frequentemente em decisões políticas resultantes de pressão por alguns grupos de interesse).
Para além de a autora informar que a radiação provinda do Wi-Fi é radiação não-ionizante, deveria ter explicado e frisado que esta radiação não é nociva, ao contrário das radiações ionizantes que podem causar cancro.
Sobre o relatório da OMS que classifica as radiações como “possivelmente cancerígenas” (grupo 3 de 5), é preciso salientar que essa classificação apenas refere a força de evidência e não a probabilidade de risco (ou seja, não diz quão perigosa uma substância ou tecnologia é).
Concordamos que as pessoas têm direito à sua opinião. No entanto, as opiniões de um leigo não têm o mesmo peso e fundamentação que as evidências ou a opinião de um especialista. Dar preponderância às opiniões de especialistas contribui para uma boa informação e esclarecimento da população. O tom sensacionalista da peça não ajuda de todo quem sofre com EHS; pelo contrário, contribui para que não procurem ajuda médica especializada e se tornem vítimas de charlatães que oferecem todo o tipo de “terapias” e soluções tecnológicas dúbias como protecção contra as ondas electromagnéticas."
in http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-05-05-Carta-da-Comunidade-Ceptica-Portuguesa-sobre-o-artigo-Zona-Wi-Fi-Ameaca-para-a-Saude 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário