A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Observação do Eclipse Solar na ESAP


Na passada sexta-feira, 20 de março, a lua passou à frente do sol, ocultando-o parcialmente em relação a nós durante cerca de duas horas. Este fenómeno designa-se por Eclipse Solar e a sua visibilidade depende da região do nosso planeta sobre a qual incide a sombra da lua. Em Águeda o sol ficou tapado em cerca de 70% às 9:04 horas da manhã, ponto máximo do eclipse que teve o seu início às 8:02horas e terminou às 10:14 horas.
Na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) este fenómeno foi acompanhado por centenas de alunos que, por entre as abertas que as nuvens iam permitindo, se revezaram pelos vários telescópios equipados com filtros solares e outros equipamentos disponíveis para o efeito pelo Clube de Astronomia. Álvaro Folhas, Professor nesta Escola e Coordenador deste Clube, para além das explicações sobre o Eclipse Solar, referiu a importância da utilizar filtros adequados na observação solar, salientando “ a retina do olho não sente dor, pelo que, observar este fenómeno sem a proteção adequada, pode causar danos permanentes sem que a pessoa se aperceba, resultando em visão enevoada e cegueira parcial”.
Para além do eclipse, este dia foi marcado ainda pelo Equinócio da Primavera, que marca o início desta estação. O equinócio, do latim “equi” (igual) e “nox” (noite), significa que, nesta data, a duração da noite é igual à do dia. Para além da explicação astronómica do equinócio, este docente apontou ainda algumas curiosidades históricas relacionadas com a comemoração do Equinócio da Primavera, como o costume de oferecer ovos, símbolo de fertilidade, para marcar o fim do Inverno e desejar o início de uma florescente Primavera, os quais eram enterrados nas terras de cultivo para esperar boas colheitas. Esse costume foi mais tarde integrado na cultura cristã como Ovo de Páscoa como símbolo de ressurreição de Cristo.

Para Henrique Coelho, Diretor da ESAP, considera que a ocasião não podia ter sido melhor para marcar o último dia de aulas do Segundo Período. “É importante que os alunos vivenciem estas experiências e as discutam. O Ensino não deve ficar confinado ao espaço da sala de aula. Quanto maior for o contacto entre os fenómenos e os conceitos, melhores serão as aprendizagens, e estas oportunidades, pela sua importância e por serem tão raras, não podem ser desperdiçadas”.
O próximo eclipse visível em Portugal será a 12 de agosto de 2026, e terá no nosso país cerca de 90% de obscuridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário