A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sexta-feira, 27 de março de 2015

E.S. Adolfo Portela visita virtualmente o CERN

A Escola Secundária Adolfo Portela, participou no dia 25 de fevereiro de 2015, conjuntamente com outras quatro escolas do país, numa visita virtual à experiência CMS (Compact Muon Solenoid) instalada no LHC, no CERN.
Esta iniciativa conjunta, promovida pelo projeto Open Discovery Space (ODS), não só é inédita no nosso país, como “…estabeleceu um novo record já que reuniu 553 alunos, o maior número de estudantes na mesma sessão numa visita virtual a CMS” referiu Angelos Alexopoulos, responsável pela Comunicação da Experiência CMS do CERN, e organizador deste evento.
A Experiência CMS é uma das principais experiências do LHC, no qual protões que se deslocam à velocidade da luz (ou quase) através de um túnel de 27 km situado a 100 metros de profundidade, colidem entre si revelando a sua constituição e abrindo as portas ao conhecimento do Universo, da natureza da matéria e das forças que que a ligam. Esta experiência foi uma das responsáveis pela descoberta do Bosão de Higgs que resultou na atribuição do Prémio Nobel da Física em 2013 a Peter Higgs e François Englert.
Por videoconferência, os cientistas portugueses Pedro da Silva, André David Mendes e José Carlos Silva, a partir do CERN (Suíça e França) onde trabalham, conduziram-nos da sala de controlo de CMS até ao detetor a 100 metros de profundidade, explicando a par-e-passo, o seu funcionamento e caraterísticas, e respondendo às inúmeras questões levantadas pelos alunos das cinco escolas participantes: Escola Secundária de Penafiel (Penafiel); Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra); Escola Secundária José Saramago (Mafra), Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres (Quarteira); Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda).
Álvaro Folhas, professor de Física e Química na Escola Secundária Adolfo Portela, refere “ temos que tirar partido da tecnologia que existe hoje nas escolas para ensinar a voar mais alto, proporcionando experiências que não se apaguem na memória dos nossos jovens e lhes norteie rumos onde se possam realizar. O entusiasmo que vi nos alunos presentes neste evento justifica o esforço depositado na organização destas iniciativas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário