A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 10 de outubro de 2015

Experiência de Eratóstenes na Adolfo Portela

No dia 23 de setembro, dia do equinócio, o Clube de Astronomia aderiu à Experiência de Eratóstenes, uma iniciativa realizada à escala global e promovida pelo NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia.
Demos assim inicio ao ano letivo envolvendo os alunos numa experiência à escala global, em que se pretende determinar o raio da Terra.

Depois teremos de realizar a experiência, efetuando várias medições da sombra de uma estaca de 1 m de comprimento, ao meio dia solar do local onde estamos.
No final vamos descobrir escolas noutras localizações geográficas e comparar com elas os valores das respetivas sombras. Assim iremos em breve apresentar os resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário