A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 10 de outubro de 2015

Projeto do Clube de Astronomia entre os melhores do mundo

Uma equipa de alunos da Escola Secundária Adolfo Portela, de Águeda, conseguiu chegar à fase final da competição mundial “BeamLine for Schools” promovida pelo CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como o maior laboratório de física de partículas do mundo).
A equipa “Flash Team” do Clube de Astronomia da Adolfo Portela, de Águeda, viu o seu projeto selecionados para a final, conjuntamente com mais 12 equipas entre 119 projetos candidatos aprovados de várias dezenas de países do mundo inteiro, e sido agraciada com uma menção honrosa por aquela organização.
Esta competição destinava-se a alunos do ensino secundário de todo o mundo, os quais tinham que apresentar um projeto de experiência a ser realizada usando um feixe de protões e aceleradores do CERN. A proposta intitulada “A peak in the water” da equipa “Flash Team” consistia no estudo da localização do Pico de Bragg, por irradiação de feixes de protões de diferentes intensidades, em soluções salinas (de salinidade semelhante à da matriz das células humanas) com vista à sua utilização no tratamento do cancro. Esta equipa de Águeda, constituída pelos alunos Ana Almeida, Cláudio Machado, Eduardo Fernandes, Juliana Reis e Vasco Silva e orientados por Álvaro Folhas, professor de Física e Química, desenvolveu este projeto no Clube de Astronomia da escola, espaço dinamizado pelo referido docente, onde se pretende que os alunos reforcem as suas aprendizagens através da realização de projetos científicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário