A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 10 de outubro de 2015

Semana Mundial do Espaço na Adolfo Portela



A Semana Mundial do Espaço é uma celebração internacional da contribuição da ciência e tecnologia espacial para o melhoramento da condição humana. Foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas como sendo, anualmente, a semana de 4 a 10 de Outubro. Durante a Semana Mundial do Espaço, ocorrem em todo o mundo vários eventos e programas educacionais relacionados com o espaço. O  dia 6 de outubro, o Investigador Carlos Martins do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), que levou a cabo as palestras “A Física das Estrelas” e “A Física da Gravidade e dos Satélites” orientada para alunos do ensino secundário que assim ficaram com uma visão sobre a dinâmica do Universo do infinitamente grande ao infinitamente pequeno.
Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela, à imagem de anos anteriores, aderiu à iniciativa e inscreveu um conjunto de atividades na lista mundial de eventos da efeméride. Assim, neste contexto, por intermédio da ESERO-Portugal, levou à escola na terça feira,
No seguimento das atividades em agenda para esta semana, e aproveitando a presença do sol aberto que se fazia sentir na quinta feira, dia 8, o professor Álvaro Folhas, coordenador do Clube de Astronomia, dinamizou uma observação solar recorrendo a telescópios com filtros solares, e explicando algumas particularidades do comportamento e caraterísticas do astro-rei.
Para fechar a semana e encerrar estas comemorações, foi feita a apresentação do Clube de Astronomia aos novos alunos que a ele aderiram, mostrando os projetos científicos e atividades que se irão desenvolver ao longo do ano, encerrado com chave de ouro com a entrega das Menções Honrosas (e t-shirts) enviadas pelo CERN em reconhecimento da elevada relevância científica do projeto da equipa Flash Team, que inscreveu pela primeira vez o nome de Portugal na fase final da competição mundial Beamline for Schools.

Sem comentários:

Enviar um comentário