A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 10 de outubro de 2015

Icarus com Menção Honrosa na Prova CanSat

A Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) foi distinguida com uma menção honrosa na final nacional do concurso CanSat Portugal, que decorreu entre 1 e 3 de maio no Aeródromo da Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)

O CanSat Portugal é um projeto educativo da Agencia Espacial Europeia (ESA), com o objetivo de proporcionar aos estudantes a primeira experiência em projetos relacionados com a tecnologia aeroespacial.
A equipa Icarus da ESAP, constituída pelos alunos André Marques, André Breda, Filipe Almeida, João Marques e Luís Rodrigues e pelos docentes Álvaro Folhas e João Cera, produziu um satélite em forma de lata. Trata-se de um modelo funcional de um micro satélite, em que todos os sistemas são integrados no volume de uma lata de refrigerante, lançado posteriormente de um foguetão até uma altitude previamente definida (a rondar os mil metros). Foi possível realizar uma experiência científica, captar os sinais emitidos e garantir uma aterragem segura.
Os alunos André Breda e Filipe Almeida, representaram superiormente os alunos da equipa na prova nacional, que se desenrolou a 1 de maio no Aeródromo de Santa Cruz em Torres Vedras.


Foto em cima: André Breda e Filipe Almeida em Torres Vedras

Sem comentários:

Enviar um comentário