A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Fotografia de Supernova tirada pelo Clube de Astronomia da ESAP usando o Observatório de Siding Spring na Austrália

A fotografia obtida pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela da supernova SN2016adj, na direção da galáxia Centaurus A, no hemisfério sul, foi publicada no site do Faulkes Telescope Project em http://www.faulkes-telescope.com/node/2587 . Esta imagem foi obtida pelo telescópio 1,0 m do LCOGT situado no Observatório de Siding Spring, na Austrália.

Uma Supernova (SN) é uma explosão titânica de uma estrela de massa muito superior à do nosso Sol, que pode lançar no espaço cerca de 90% da sua massa, acompanhada de gigantescas quantidades de energia. Assim, a sua energia libertada pode ascender a um bilião de vezes a habitual em poucos dias, decrescendo em seguida ao longo do tempo, que pode ir de semanas a meses, consoante as características da estrela  que lhe deu origem. Os alunos do Clube de Astronomia da ESAP irão agora acompanhar a supernova, medindo o seu brilho ao longo de alguns meses, altura em que provavelmente deverá estar completamente extinta, recolhendo informação e traçando a Curva de Luz ao longo do tempo. Este trabalho terá a colaboração da equipa de astrofísicos do Faulkes Telescope Project/ Universidade de Cardiff (Reino Unido).

Centaurus A, também referenciada por NGC 5128 ( New General Catalogue), é uma galáxia lenticular localizada na direcção da constelação de Centaurus, a cerca de 14 milhões de anos-luz de distância. Esta galáxia é visível do hemisfério Sul (e de baixas latitudes norte) razão pela qual tivemos que recorrer ao Observatório de Siding Spring, na Austrália, através do Faulkes Telescope Project.

Este tipo de trabalho, para além do seu interesse científico, permite aos alunos a utilização de equipamento científico muito avançado, e obriga a rigor e método, despertando nos alunos conhecimentos e competências de extrema importância para quem pretende abraçar uma carreira na Ciência.

Nota: O Faulkes Telescope Project (FT) integra o "Las Cumbres Observatory Global Telescope Network"(LCOGT), e apresenta dois observatórios, o Observatório Haleakala (Hawaii) no hemisfério norte, e o Observatório de Siding Spring (Austrália) no hemisfério sul.




Sem comentários:

Enviar um comentário