A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

O Clube de Astronomia no Programa «A Última Fronteira»

Na edição de  «A Última Fronteira» nesta manhã de dia 28 de fevereiro, Miguel Gonçalves contou uma bela estória científica inspirada nas ondas gravitacionais, as novidades da Caronte e do hipotético Planeta 9 e fecharam o programa com uma homenagem ao trabalho astronómico desenvolvido no Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela! Exatamente, nós mesmos.

Miguel Gonçalves escolheu para "Foto da Semana" a fotografia da supernova SN2016adj que tirámos remotamente usando o telescópio de Siding Spring (Austrália) do Projeto Faulkes Telescope Project.
Sentimo-nos muito honrados, após ter sido utilizada pelo Projeto Faulkes no seu site, agora ter espaço na RTP1, RTP3 e RTPi, é motivo de realização. Agora iremos acompanhar a supernova, medindo o seu brilho ao longo de alguns meses, altura em que provavelmente deverá estar completamente extinta, recolhendo informação e traçando a Curva de Luz ao longo do tempo. Este trabalho terá a colaboração da equipa de astrofísicos do Faulkes Telescope Project/ Universidade de Cardiff (Reino Unido).

Sem comentários:

Enviar um comentário