A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

terça-feira, 12 de março de 2013

Cinco anos a fazer ciência de ponta no Columbus

Desde desde que foi anexado à Estação Espacial Internacional, há cinco anos, o laboratório espacial europeu Columbus tem proporcionado a investigadores de todo o mundo a oportunidade de fazerem experiências científicas em condições de micro-gravidade.
Um total de 110 experiências lideradas pela ESA, envolvendo cerca de 500 cientistas, foram realizadas desde 2008 em tópicos como física de fluidos, ciência dos materiais, física da radiação, o Sol, o corpo humano, biologia e astrobiologia.
A Estação Espacial permite aos investigadores “jogar” com uma força que é fixa na Terra: a gravidade. “Desligar” a gravidade e realizar experiências no espaço por longos períodos pode revelar o funcionamento interno de fenómenos naturais. 
“Nós concentramos a nossa investigação no objetivo de alcançar descobertas científicas, desenvolver aplicações e beneficiar as pessoas na Terra, enquanto preparamos a futura exploração espacial”, explica Martin Zell, responsável pela utilização do laboratório europeu orbital pela ESA. 
ler mais em http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário