A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

terça-feira, 12 de março de 2013

Chuva de Estrelas

Todos os anos acontecem as chuvas de meteoros, também designadas por “chuva de estrelas”. A maioria delas ocorre por efeito de passagens sucessivas de cometas nas proximidades da Terra. Os resíduos dos cometas vão-se alastrando por toda a extensão da órbita do cometa, bem como transversalmente a ela (veja gravura a seguir).


Na gravura, uma corrente de resíduos deixada por um cometa brilhante é intercetada pela Terra.
A Terra, porém, não atravessa todos os enxames de fragmentos deixados pelos cometas. As chuvas de meteoros ocorrem apenas nos poucos casos em que o nosso planeta intercepta esses detritos no espaço, ao longo de sua órbita em torno do Sol. Isso normalmente ocorre em dias específicos do ano, parecendo por isso que a maioria dos meteoros nos surge de uma certa região do céu, que chamamos radiante. Assim, as chuvas de meteoros recebem os nomes das constelações onde estão os radiantes.
O radiante é apenas um efeito de perspetiva. Na verdade, as partículas penetram na atmosfera terrestre em todas as direções. O radiante indica a tangente da órbita do enxame de detritos cometários que originou a chuva. O traço luminoso, característico dos meteoros, deve-se principalmente ao aquecimento do material que o constitui e a luminescência do ar atmosférico. 

Principais chuvas de meteoros



Nome Época Máx. Cometa Assoc.
Quadrantídeas 01/01 a 06/01 03/01 -
Aquarídas 19/04 a 28/05 05/05 Halley
Perseídeas 25/07 a 25/08 13/08 Swift Tuttle
Orionídeas 16/10 a 26/1 0 21/10 Halley
Leonídeas 15/11 a 19/11 17/11 Tempel Tuttle
Geminídeas 71/12 a 15/12 14/12 Tempel Tuttle

Sem comentários:

Enviar um comentário