A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ESAP no CERN

Bafejado pela sorte, tive o enorme prazer de ter sido seleccionado para integrar a 7ª Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa. Cabe-me pois divulgar a fantástica experiência que foi essa primeira semana de setembro em Meyrin (Suiça), onde tive a oportunidade de descer às experiências do principais do LHC (Large Hadron Collider) e assistir a um conjunto de palestras sobre Física de Partículas e sobre as experiências em curso no CERN.
Por estranho que pareça, tudo isto tem muito mais a ver com Astronomia do que parece. Para entender a organização e formação das partículas temos que embarcar no mundo das altas energias, e isso estuda-se aqui, no CERN.

 A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (em francês: Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire), conhecida como CERN (antigo acrônimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) , é o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na região noroeste de Genebra, na fronteira Franco-Suíça.

Seria exaustivo, embora interessante, descrever tudo o que vi e aprendi no CERN, mas vou trentar abreviar a alguns links e aspetos mais sonantes como é o caso do LHC ( Large Hadron Collider - LHC) ou  Grande Colisionador de Hadrões , que é o maior acelerador de partículas do mundo, e o se processa as maiores quantidades de maior energia do nosso planeta. O seu principal objetivo é colher dados resultantes da colisões de feixes de partículas, (tanto de protões a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O LHC localiza-se num túnel de 27 km de circunferência, a mais de 100 m abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça (adaptado da wikipédia).


Para olharem em detalhe cada experiência, convido-vos a carregarem o link do Street View da Google e façam esta viagem pelo maior complexo científico do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário