A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESAP, vencedora do Concurso Nacional "Mini Congresso Solar"

Os alunos do Clube de Astronomia da Adolfo Portela sagraram-se vencedores do concurso nacional "Mini Congresso Solar"realizado no dia 9 de junho no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra com a a presentação do projeto "Determinação do Período de Rotação Solar".
O Concurso “Mini Congresso Solar” está integrado no projecto Discover The Cosmos e tem como entidades organizadoras o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC) e o NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia. O objetivo deste Concurso é promover o interesse dos alunos, e dos professores, pela astronomia através da utilização de infra estruturas ou recursos disponibilizados por estas entidades. Este concurso foi aberto a todas as escolas do país e apresentava duas fases, numa primeira seria feita uma pré-seleção das equipas a apresentarem os seus trabalhos no OAUC, e a segunda seria a seleção do trabalho vencedor. Assim, a partir dos espetroheliogramas do mês de abril produzidos pelo OAUC, os alunos colocaram 3 questões:

  • Será o Sol Esférico?
  • Rodando, quanto tempo demora a dar uma volta?
  • Será que roda como uma esfera sólida?
Desenhou-se uma estratégia de investigação que nos conduzisse à resposta às questões formuladas. Assim, com os espetroheliogramas, construiu-se uma sequência animada do sol, estabelecendo a posição de diferentes manchas solares em função do tempo, e verificou-se pelo gráfico produzido que a função que melhor definia esse conjunto de pontos é uma função sinusoidal, o que por si só demonstrava a esfericidade do sol como os nossos alunos explicaram em Coimbra. Por regressão sinusoidal determinaram ainda a velocidade angular de rotação solar, obtendo ainda a periodicidade do seu movimento. Não ficando por aqui,
explorou-se ainda este conceito para manchas situadas a outras latitudes de modo a verificar se estas apresentavam os mesmos parâmetros do movimento. 
Conclusão: O sol roda em torno de um eixo com maior rapidez no equador do que nos polos. Às latitudes estudadas encontrámos uma velocidade angular de 0,24 rad/dia para a latitude de 17,3º (período de rotação de 26.2 dias) e uma velocidade angular de 0,24 rad/dia para a latitude de 28º (período de rotação de 29.4 dias. Portanto o sol não rodo como um corpo rígido, é mais rápido no equador diminuindo a sua rapidez com a latitude.

Este trabalho foi acolhido e realizado com muito entusiasmo pelos alunos. Nele aprenderam a fazer ciência, integraram Física, Matemática e Astronomia com muita dedicação e estiveram muito bem na forma como conduziram a apresentação. Uma palavra também para os restantes alunos do Clube de Astronomia que também participaram neste trabalho mas não podiam integrar o grupo que estava limitado a 3 alunos e um professor. A todos os meus parabéns.

Nota: o PPT apresentado abaixo não permite a visualização nem dos vídeos, nem a animação dos objetos, pelo que, nalguns diapositivos, as imagens surgem aqui sobrepostas a outros objetos.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário