A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ESAP pioneira na utilização da rede internacional de Radiotelescópios




Análise da Informação obtida pelo radiotelescópio de Cracóvia.

No passado dia 7 de junho, a Escola Adolfo Portela contou com a presença do Professor Doutor Domingos Barbosa do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e da Dra. Rosa Doran do NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia, com o qual a ESAP estabeleceu uma parceria, para uma atividade que mereceu também a presença de jornalistas da SIC e da Revista Exame Informática. Um grupo de alunos utilizaram remotamente vários radiotelescópios colocados em locais tão diferentes como Cracóvia na Polónia, Craiova na Roménia, Paris ou Pampilhosa da Serra. Os nossos alunos direcionaram os telescópios para algumas regiões da Via láctea e obtiveram, em tempo real, diversos dados que analisaram com os investigadores presentes.





Direcionamento do Radiotelescópio de Cracóvia
Trata-se de um Projeto pioneiro que arranca em Portugal na Escola Adolfo Portela, que dá a possibilidade aos seus alunos de utilizarem uma constelação de radiotelescópios distribuídos por diversos países europeus. Os alunos irão operar remotamente os referidos radiotelescópios, obtendo deles informação em tempo real que lhes permite, por aplicação da Matemática e da Física do currículo do ensino secundário, por exemplo, determinar a velocidade de rotação da nossa galáxia e a respetiva massa, perceber a distribuição de Hidrogénio e a possibilidade de formação estelar, consolidando e integrando os conceitos lecionados nestas disciplinas.


Doutor Domingos Barbosa (IT/UA) e Dra Rosa Doran (Núclio)
Este projeto tem tanto de ambicioso como de estimulante, uma vez que através dele os alunos têm a oportunidade de usar instrumentação científica de alto nível, e “meter as mãos na massa” de que é feita a ciência, explorando os conceitos da Física e concretizando-os em resultados. Além dos aspetos motivacionais que decorrem deste tipo de abordagem, os alunos adquirem não só conhecimentos de forma sólida, mas principalmente competências científicas que constituem pilares fundamentais da sua formação.

Ver reportagem (minuto 5.45) em: http://www.youtube.com/watch?v=ZlnC42g-4v0

Sem comentários:

Enviar um comentário