A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

domingo, 10 de abril de 2016

Clube de Astronomia da ESAP na Final das Olimpíadas da Astronomia



O Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela (Águeda) esteve este ano representado pela aluna Ana Pereira (12ºano) na Fase Final da 11ª edição das Olimpíadas da Astronomia das Olimpíadas da Astronomia, competição organizada pela SPA - Sociedade Portuguesa de Astronomia, que decorreu nos dias 8 e 9 de abril (sexta-feira e sábado) no Planetário do Centro Multiusos de Espinho.  
Esta fase final da competição reuniu os 10 candidatos finalistas, apurados da Fase Regional disputada por todo o país. Do Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela participaram na prova regional que se realizou a 9 de março, as alunas Ana Pereira e Diana Antunes, tendo a Diana Antunes sido seleccionada como suplente para a final, e apurada a Ana Pereira para o grupo dos dez finalistas da Fase Final desta competição.
Esta final consistiu na realização de duas provas, uma teórica para avaliar os fundamentos dos temas, e uma segunda prova que pôs à prova os conhecimentos práticos dos alunos na observação do céu e uso de equipamentos, tendo os prémios sido anunciados no Sábado, dia 9 de abril, numa sessão especial para o efeito. Os alunos vencedores estão agora apurados para a Final Mundial que se realiza de 9 de julho a 19 de dezembro de 2016, na cidade de Brubaneswar, Índia, e que reúne centenas de alunos de todo mundo numa competição que dura vários dias e onde os alunos são testados em diversos domínios da Astronomia e Astrofísica .
O Prof. Álvaro Folhas, coordenador do Clube de Astronomia na ESAP, que acompanhou a aluna nesta Prova salienta a importância de proporcionar aos jovens oportunidades como esta, que promovem a integração de conceitos multidisciplinares e lhes proporcionam um melhor conhecimento do que é Ciência pela forte interacção que têm com cientistas e uns com os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário