A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.

sábado, 11 de outubro de 2014

Escola Secundária Adolfo Portela no Congresso "Astronomy Education Alliance Meeting 2014"



O Clube de Astronomia da Escola Secundária Adolfo Portela participou no Congresso Internacional "Astronomy Education Alliance Meeting 2014" com a apresentação do trabalho "Simulators, Virtual Labs and Robotic Telescopes in Physics and Chemistry's teaching". Este evento sobre educação de astronomia, a cargo do NUCLIO e GHOU, integrou a "European Planetary Science Congress 2014" que decorreu entre os dias 8 e 12 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril, e contou com os melhores especialistas mundiais nesta área.
Tendo a "Astronomy Education Alliance Meeting 2014" sido especialmente desenhado para professores, educadores e divulgadores de ciência, nele debateram-se as melhores práticas do ensino da astronomia a nível mundial, e foi neste contexto apresentado o Poster "Simulators, Virtual Labs and Robotic Telescopesin Physics and Chemistry's teaching" que ilustra o trabalho desenvolvido com os alunos do Clube de Astronomia da Escola Secundária de Adolfo Portela na utilização de telescópios robóticos da NASA Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, Faulkes Telescope Project, GLORIA Project, e da constelação de rádio telescópios do Projeto EU-HOU distribuídos pela Europa.
O Coordenador do Clube de Astronomia da ESAP, Álvaro Folhas, recebeu ainda o título de "Galileo Ambassador" das mãos do Prof. Carl Pennypacker, reputado astrofísico na Universidade da Califórnia (Berkeley) e fundador e presidente da Global Hands-on Universe (GHOU), em reconhecimento do trabalho desenvolvido com alunos da ESAP nesta área. Também a própria escola recebeu o certificado de “Galileo School” pelo pioneirismo na utilização de modernas ferramentas e recursos na educação em ciência. Ambos os títulos contam com a chancela da UNESCO, da International Astronomical Union (IAU) e do Global Hands on Universe.




Sem comentários:

Enviar um comentário