O ensino da ciência inovador e inspirador é visto como um
elemento-chave para atrair os jovens para lidar com questões
científicas, quer escolham ou não uma carreira profissional em ciência.
Assim, Science on Stage visa estimular o interesse dos jovens através
dos seus professores, que desempenham um papel fundamental para reverter
a tendência de queda do interesse pela ciência e pela investigação
científica atual, num intercâmbio de boas práticas e
ideias inovadoras entre os professores de ciências da Europa.
Neste contexto foram apresentados, para pré-selecção, muitos e variados trabalhos a concurso, de áreas como Matemática, Biologia, Química, Eletrónica e Física. Dessa pré-seleção foram escolhidos os trabalhos apresentados publicamente na Casa Museu Paula Rego (Cascais), tendo o Júri decidido quais os trabalhos a serem apresentados no Festival Internacional Science on Stage, a realizar na Queen Mary University of London em 2015.
O trabalho "Salto para o Conhecimento", realizado pelo Prof. Álvaro Folhas, foi um dos eleitos a representar o nosso país em Londres no próximo ano, e incidiu sobre a utilização da Análise Digital de Vídeo aplicada ao registo vídeo do salto na Lua do astronauta John Young da Missão Apollo 16. A partir desse pequeno fragmento de vídeo, este professor de Física da Adolfo Portela determinou a aceleração da gravidade lunar e a massa da Lua.
(http://nuclio.org/scienceonstage/2014/05/20/projetos-apurados-para-ir-representar-portugal-no-festival-science-on-stage-2015-em-londres/)
O programa português do Science on Stage foi coordenado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Desde 2013 até ao presente, encontra-se representado em Portugal numa colaboração NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Planetário Calouste Gulbenkian – Centro de Ciência Viva.
A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.quarta-feira, 21 de maio de 2014
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário