Decorreu na Escola Secundária Adolfo Portela, de 19 a 21 de maio, as "Manhãs com Ciência" que contaram com a visita de alunos das escolas da região, para assistir e participar de actividades científicas nas áreas da Robótica, Informática Multimédia, Biologia. Física e Química e, claro está, a Astronomia.
Por razões climatéricas não foi possível fazer observação da actividade solar com telescópios, pelo que se realizou uma mostra das actividades levadas a cabo no Clube de Astronomia. Os visitantes mostraram muito interesse, colocando questões e querendo saber mais sobre o Clube e suas iniciativas.
Falámos da Pesquisa de Asteróides, do Estudo da supernova SN2016adj, do uso de telescópios profissionais e radiotelescópios remotos entre muitas outras iniciativas e trabalhos desenvolvidos no Clube.
O sábado foi dedicado à apresentação dos mesmos assuntos, mas desta vez aos alunos da Adolfo Portela e respectivos encarregados de educação, sendo também sido feito a entrega dos Certificados de Colaboração na pesquisa de Asteróides emitida pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) e o Certificado de Participação do Clube de Astronomia no Ano 2015/16.
A Astronomia é uma área científica que tem vindo a adquirir cada vez mais importância, não só pelo fascínio que proporciona, como por nos ajudar o entender o Universo e o nosso papel nele.
O objectivo do Clube de Astronomia é dar oportunidade à comunidade da ESAP saber um pouco mais sobre esta Ciência e observar planetas, estrelas, nebulosas e galáxias. Acompanha-nos nesta viagem pelo Universo, agora recorrendo ao Blog (formato tradicional e para dispositivo móvel) e publicadas no Facebook.segunda-feira, 30 de maio de 2016
terça-feira, 10 de maio de 2016
Trânsito de Mercúrio observado na ESAP.
Decorreu no dia 9 de maio, o Trânsito de Mercúrio, o nome
dado à passagem do planeta Mercúrio entre o Sol e a Terra. Assim entre as 12:12h
e as 19:40h, era possível observar a silhueta deste planeta sobre o disco solar,
em todo o território português, a menos que as nuvens bloqueassem o acesso ao
astro-rei, o que aconteceu em Águeda durante a maior parte deste período. Ainda
assim, tivemos alguns momentos em que o sol descobriu possibilitando aos alunos
da Adolfo Portela observarem o evento.
Créditos - Observatório Astronómico de Lisboa |
Subscrever:
Mensagens (Atom)